Cultivo de grãos

Chuvas são cruciais para o desenvolvimento das lavouras de soja no Estado

O atual período é o mais crítico para as lavouras de soja gaúchas em relação às chuvas. Quase 90% da área cultivada com a oleaginosa está em floração e enchimento de grãos. Nessa época, as condições climáticas são determinantes para a cultura da soja no Rio Grande do Sul.

- Até o momento, registramos problemas e perdas pontuais em algumas localidades, o que não deve afetar a produção como um todo. Entretanto, se não tivermos chuvas nos próximos dias, a safra estará comprometida - afirma o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Alencar Paulo Rugeri.

Conforme informações divulgadas pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira, a previsão meteorológica para o período de 14 a 20 de fevereiro indica chuva significativa em todo o Estado, principalmente nas regiões próximas a Santa Catarina, na Serra do Nordeste e na região de Torres.

As temperaturas devem diminuir consideravelmente até a segunda-feira, com mínimas entre 13°C e 19°C. No decorrer da semana, as temperaturas se elevam gradativamente e o ar fica bastante abafado. As máximas previstas ficam em torno 32° C e 35°C, nas regiões mais quentes do Rio Grande do Sul.

Algumas lavouras começam apresentar problemas com a falta de umidade, como queda de folhas e de vagens recém-formadas. Além disso, as altas temperaturas registradas em algumas regiões provocaram o abortamento floral em diversas lavouras.

- A ocorrência de chuvas de forma generalizada deve reestabelecer o potencial produtivo da soja - explica Rugeri.

As condições climáticas também prejudicaram as lavouras de milho que estão em floração e enchimento de grão. Estas áreas, por terem recebido pouca chuva, começam a apresentar sintomas de estresse hídrico, o que reduzirá a produtividade final da cultura.

Por outro lado, as áreas já colhidas apresentaram excelentes resultados, fato que poderá contrabalançar positivamente a média estadual. A perspectiva de boas chuvas na próxima semana traz alento aos produtores que possuem lavouras em fase de risco.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Exploração nas Minas do Camaquã ainda não teria data definida para começar

Próximo

Instituto Federal Farroupilha divulga lista dos inscritos

Economia